segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dia 07: 21/06/10. Burgos - Frómista. 71,7 kms.

Foi muito legal ver o jogo do Brasil ontem! Descobri um bar brasileiro pertinho do albergue. Passei lá e perguntei se ia passar o jogo e o cara me disse quem sim. Ótimo! Já tinha arrumado o lugar pra ver o jogo, agora era comer alguma coisa antes. Avistei um kebab e não tive dúvidas. É lá mesmo. Comi. Tava bom demais.

Quando voltei para o bar, uns 20 minutos antes de o jogo começar, não tinha uma alma viva lá dentro. Perguntei se podia só assistir o jogo. O sujeito disse que sim. "Vale!" Sentei num cantinho e fiquei esperando a partida começar. Minutos depois chegaram 3 brasileiros animadíssimos (um cara e 2 meninas), todos de camisa da seleção e com uma bandeirona a tira-colo.

Papo vai, papo vem... E foi chegando gente, chegando gente... Não eram só brasileiros, tinha de tudo. Português, espanhol, francês... Sei que o bar acabou ficando lotado. Antes do jogo, palpites. Juro por Deus que eu disse: hoje vai ser 3 x 1, com 2 do Fabuloso! Batata! Ah, se eu tivesse jogado no bolão!

Pra mim o Brasil ainda não está jogando tudo que pode, mas paciência. O importante foi a vitória. Mas vamos combinar que esse juiz é uma besta, né? O Kaká não fez nada com o cara e foi expulso. Ôh juizinho ruim. Fico imaginando o Galvão Bueno, deve ter parido gêmeos na hora da expulsão do Kaká, né? Se tem uma vantagem em ver o jogo aqui é que não tem esse mala do Galvão!

Golaço do Fabuloso! Gritamos demais no bar! Foi uma festa! Mas que ajeitou com o braço, ajeitou, hein... E 2 vezes! Mas foi lindo de todo jeito!

Fim de jogo. Tinha que correr para o albergue pra não ficar de fora. Fechava as 10:30! Me despedi do pessoal e fui. O Albergue Municipal de Burgos, aliás, é sensacional. Vários andares, elevador, banheiros grandes, sensor de movimento nas luzes, lugar pra várias bikes... Fiquei impressionado. Com certeza o melhor em que fiquei até hoje.

Novo dia! Arruma tudo, toma café, e sai. Aos poucos a gente vai entrando na rotina do Caminho. De manhã, pra variar, um frio do capeta! O termômetro insistia em me dizer que fazia 16 graus, mas eu sentia uns 3! Mas apesar do frio, o céu estava limpinho. Não se via uma nuvenzinha sequer pra qualquer lado que se olhasse. Maravilha! Assim que eu gosto! Acho que agora o tempo firmou de vez. Tomara!

Hoje o percurso era um pouco acima da média de 50 km. Hoje eram 70 e poucos. Mas sem problema. De acordo com o perfil topográfico que o Carlos me deu lá em Estella, o percurso era bem plano e com pouquíssimas subidas. Dito e feito.

No meio do caminho fiquei impressionado com os campos de trigo (que estão por todo lado aqui). O vento batia e provocava um verdadeiro balé com o trigo. Parecia que um cardume de peixes nadava em meio a um mar bem verdinho. Muito bonito de ver. Parei e fiquei alguns minutos admirando.

Andar por aí em cima de uma bicicleta com uma meia dúzia de pertences (mas que pesam pra caramba!) quase que sem rumo provoca uma sensação de liberdade indescritível. E a gente percebe que pode ser feliz com pouca coisa. Com um baño caliente, com um bocadillo, com uma troca de saudações (ou mesmo sorrisos) com os outros peregrinos... É... Tem muito pra gente aprender mesmo.

Antes de vir, tinha a idéia de despachar o mala-bike assim que pudesse e pegá-lo de volta em Santiago. Mas depois de subir os Pirineus com ele (não tinha como despachá-lo em Saint Jean) acabei desistindo da idéia. Apelidei ele de "meus pecados" e decidi que ele vai comigo. Afinal, os nossos pecados vão conosco pra onde quer que a gente vá. Não é?

Hoje tem jogo da Espanha e já está quase na hora. Já descobri onde vai passar. Aliás, quando chego em alguma cidade uma das primeiras coisas que faço é descobrir onde ver os jogos. Mas antes de ver o jogo do Brasil vou comer um "menu del dia" pra forrar o estômago. Aqui na Espanha come-se muito pão e toma-se muito vinho. Às vezes me sinto na Santa Ceia! De tanto pão e vinho. Mas não estou reclamando, é muito bom! Afinal, como dizem, "com pão e vinho se faz o Caminho".















8 comentários:

Unknown disse...

Fala godero! trabalhar com video está compensando hein??? quantas fotos violentas. Vamos ter que editar isso na volta...

bacana demais... que bom que está dando para conciliar copa e pedaladas... quebra tudo por ai... ano que vem vamos sair de cabo verde e chegar no sul da africa.. vai ser um biathon.. nadamos de cabo verde ate o continente e seguimos de bike. ja estou treinando ok?

abraços,

Guiga

C.L disse...

O céu azul e o solzinho das fotos, nem parece que ta frio por aí... rsrs

Lindas fotos!

"com pao e vinho se faz o Caminho", mas se fica magrinho tb... rsrs

Bjoo

Valentina disse...

Leco, e a tendinite? Tô preocupada com vc. Vc tem tempo, pega leve!!
Beijosss

Mayra Fonseca disse...

"... a gente percebe que pode ser feliz com pouca coisa".

Felipe disse...

se nao me engana nao viu nego !
Aposto que ta com as 2 garrafinha cheia de vinho ne ?!

Tira Muita foto ae !

Sarou o joelho ?

Elisa disse...

Leco, vc ta cada vez mais zen... bonito isso que vc escreveu, imagino a sensação maravilhosa que deve ser...
Cuida desse joelho aí!!!
Bjos

Anônimo disse...

Tô dentro, Goderão! Mas a gente pode fazer diferente. A gente arruma uma bike anfíbia, que vira pedalinho! Hahahaha. E na volta a gente põe o Gambeão pra pedalar pra gente! Abraço!

Nossa, Carol... De manhã é um Deus nos acuda. Mas tb eu sou meio friorento tb. Mas graças a Deus o tempo firmou de vez. Bj!

Tá melhorando, Valen. Arrumei um sprayzinho mágico daqueles que os jogadores de futebol usam. Mantém o local aquecido e dói menos. E tô no anti-inflamatório tb. Bj!

May, quero voar de balão com vc! Vi um esses dias pra trás aterrisando num campo e lembrei de vc! Bj!

Fala, Bombs! É vinho pra todo lado aqui, Bombs! Vou dormir todo dia boracho! Hahahaha. O joelho tá melhorando. Abraço!

Tô cuidando, Liba! É uma sensação muito boa mesmo! Bj!

lelê disse...

que lindo, fê!!! =)
pega leve na combinacao vino + anti-inflamatório, hein?
bisous!