quarta-feira, 15 de junho de 2011

14/06/11 - 3º dia: Cachoeira do Tabuleiro. 28,8 kms.

Acordamos um pouco mais tarde por causa do café da manhã, que sairia só às 7:30. Bom que pudemos dormir um pouco mais, afinal de contas os planos eram de ir pedalando até a cachoeira e, na volta, pegar uma carona no ônibus do Vaninho, que faz o transporte escolar do pessoal do Distrito do Tabuleiro até Conceição do Mato Dentro.

Tomamos o café e partimos pra cachoeira. A bagagem ficou na pousada e só levamos algumas coisinhas. Bike mais leve, menos esforço. Quase chegando ao Distrito de Tabuleiro, descendo um dos últimos morros, já deu pra avistar lá ao fundo a Cachoeira.

Do Distrito de Tabuleiro até o Parque Estadual da Serra do Intendente, de onde partimos para o poço, foi só subida, e das boas! Subimos, chegamos ao Parque e, sem perder muito tempo, porque o busão do Vaninho saia do Distrito de Tabuleiro às 16:30, deixamos as bikes numa salinha onde o pessoal do Parque guarda ferramentas e caímos na trilha de 2 kms até o poço. O início da trilha foi bem tranquila e achei que a gente não fosse gastar uma hora e meia como o rapaz do Parque disse. Mas o problema é que chegando lá embaixo a trilha é toda no meio das pedras e é aí que o ritmo acaba caindo um pouco.

Mas digo que valeu a pena cada passo, cada metro, cada pedra. A cachoeira é simplesmente sensacional. Parece coisa de cinema, cenário de Senhor dos Anéis, ou coisa parecida. E chegando no poço, mesmo com a água de gelar os ossos, não tive como resistir. Enchi o peito, baixou um Annibal (amigo do MTB-BH que nada até em poça d'água!) em mim, e acabei dando um mergulho. Mergulhei, nadei, e fiquei igual bobo olhando pra tudo aquilo. Não dá pra descrever. Pena que poderíamos ficar apenas uma hora lá. Tínhamos que voltar rápido pro Parque, pegar as magrelas e ir pro Distrito de Tabuleiro pra pegar nossa carona com o Vaninho. Santo Vaninho! Sem ele a volta ia ser bem penosa, porque o trekking de volta pro Parque sugou nossas forças, e do Distrito de Tabuleiro pra Conceição ainda tem bastante subida.

O ônibus saiu do Distrito de Tabuleiro com muito pouca gente, mas aos pouco, pelo caminho foi enchendo. Gente que vai estudar em Conceição a noite e encara uma viagem de muita poeira e sacolejos. Muita poeira mesmo! O busão do Vaninho tem poeira pra tudo quanto é lado. Através das janelas mal se pode ver a paisagem. Mas mesmo assim foi possível ver, enquanto a gente ia sacudindo e segurando as bikes, o sol se pondo de um lado - laranja como a poeira que cobria toda a estrada - e a lua surgindo de outro. Show!

Chegamos em Conceição por volta das 17:30 levando a certeza de que em breve estarei de volta àquele lugar.

Dados do GPS:

fernando disse...

xará e chuchu ( tomei a liberdade, falow maria augusta ); uns amigos haviam me falado assim como vc descreveu sobre a trilha de pedras. mas no final a recompensa eh maior. mt esperteza voltar de buzú, mesmo poeirento. srrssr eh assim a vida de que utiliza estrda rural... sucesso ai, no techo amanha. nao deixem de passar no museu do tropeiro, ipoema. abraçoooo fernando gonçalves, guia de turismo, de bom jesus do amparo-mg, ferghuma@hotmail.com , www.facebook.com/fernandoo.goncalves

Annibal disse...

Opa!!! Tudo bem que a cachu do Tabuleiro nao pode ser comparada com alguns lagos que encontramos pelo caminho, mas esse negocio de poça d'água é booling.
Boa viagem prá voces e eu continuo aqui com inveja.

Elisa disse...

Que lindo Leco!! E que coragemmmm!!!!

Guilherme Gandra disse...

Fala meu nobre!
que bacana que está correndo tudo bem. Estou aqui me roendo de inveja! Vou acompanhar os relatos diariamente. O pessoal que curte MTB aqui da empresa também, sua audiência ta otima! Merecia um documentário.
Abraços e boa viagem.

ecogameleira disse...

Bão dimais da conta sô o registro desta aventura!
Agradeço por valorizar nosso amigo e grande parceiro Vaninho, que realmente quebra muitos galhos para os nativos e aventureiros como voces.
Como é maravilhoso o quintal da nossa casa onde estão as maiores cachoeiras do Brasil.
Está convidado a tomar um café e conhecer a nossa arvore gameleira com mais de 300 anos aqui no Tabuleiro na POusada Gameleira. Tem vários pedais finos, vale a pena o pedal para Cachoeira Rabo de Cavalo e Cânion Peixe Tolo, tem também para pinturas rupestres, sítio arqueológico do passa cinco com mais de 7 mil anos.
Forte abraço e muitas aventuras.