sexta-feira, 1 de julho de 2011

29/06/11 - 17º dia: Cunha - Paraty. 53,3 kms.

Traumatizado com todo o frio que já tinha sentido em toda a viagem, principalmente na noite anterior, sugeri sairmos ainda mais tarde. Tomamos o café e saímos só as 8:30. A distância não seria muito grande nem a altimetria. E ainda por cima os últimos 20 e tantos kms seriam só morro abaixo.

E foi bom mesmo sair mais tarde. O sol já brilhava forte e não demorou muito pra tirar a blusa de frio. O início desse derradeiro dia de viagem começaria tranquilo, mas teria ainda uma boa cota de subidas, pra fechar com chave de ouro! Rs...

Depois dos primeiros 20 kms de terra (já subindo), pegamos uma estrada de asfalto rumo ao topo da Serra da Bocaina. Lá em cima, já na divisa dos estados de SP e RJ o asfalto acabou. Faltava muito pouco. Agora era só descer, mais uns 20 e poucos kms. Começamos a descer a Serra numa estrada de terra bem complicadinha, ora com muita pedra e buraco, ora com alguns atoleiros, e sempre com um friozinho. Algum tempo já conseguíamos avistar o mar, bem de longe. Tava quase!

Nos últimos 15 kms, mais ou menos, o asfalto reapareceu pra deixar a descida sensacional. Aí foi só largar (tomando cuidado com algumas curvas mais sinuosas) e acabar de chegar.

Nossa pousada era na Praia do Jabaquara, meio fora de mão quanto à localização em relação ao centro da cidade, mas muito boa e confortável. Depois de um belo banho fomos ao centro almoçar e já planejar a nossa volta. Descobrimos que o ônibus que ia pra Angra não levaria as bikes, era um ônibus tipo circular, sem bagageiro. Nossa opção então seria pegar um ônibus até o Rio para, de lá, tomar outro até BH. Como eu tinha compromisso em BH tivemos que agilizar essa volta. Decidimos voltar na quinta de manhã. Pegaríamos o ônibus das 9:20 para o Rio e lá tentaríamos pegar o das 14:00 para BH. Desse jeito nem deu pra pegar uma praia. Mas também não estava lá tão quente para isso.

A viagem foi incrível. Foram 18 dias (no total) de muito frio, pneus furados, fotos, poeira, enfim... Sensacional.

1.114,8 kms pedalados, mais de 27.000 metros de ascensão acumulada, mais de 43.000 calorias queimadas e inúmeras gargalhadas.

Chuchu, muito obrigado pela companhia incrível e pela paciência! Júlio e Simoni, obrigado pela presença também! Espero que já esteja 100%, Simoni!

Dados do GPS:

Elisa disse...

Parabéns Leco!!! Mais uma para a história!!!
Bjao

Guilherme Gandra disse...

parabens! Estou feliz q tenha ocorrido tudo tranquilo.
Uma aventura e tanto! Essa é pra guardar pro resto da vida.

Maria Augusta disse...

Fernandinho como sempre lindas fotos, lindos relatos e histórias que ficarão para sempre na minha memória! Sua companhia é incrível amei tudo viu, obrigada pela paciencia comigo e aguentar meus 2 xiliques rssrrsrs! Espero outras ciclos para gente ir, vou de olhos fechados com a sua companhia pois você sabe tudo Brutãoooooooooooo !! Bjim Chuchu!

fernando disse...

galera, que bom saber que chegaram bem... foi demais acompanha-los pelo blog... hauhauhuahuau abraços fernando e maria augusta, viajantes dessas terras de riquezas inconfundiveis. valeuuuu fernando gonçalves, guia de turismo de bom jesus do amparo. estrada real

bhg disse...

parabens, meu sonho e fazer uma viagem desta. maravilhoso seus relatos. gostei muito.

Anônimo disse...

Obrigado, Liba, Gandra, Fernando, Bocca.
Aproveito pra agradecer a todos que acompanharam e mandaram mensagens de incentivo pra gente. Valeu mesmo! Desculpem não ter conseguido responder. O acesso à internet era quase sempre difícil, o cansaço era grande e o tempo curto. Mas li cada mensagem e agradeço muito!
Valeu!!!!!

Matheus disse...

muito bom reler esses relatos.. a partir do próximo eu tenho q te acompanhar Chuck.. nem q eu perca o emprego.. ;D