terça-feira, 15 de junho de 2010

A via sacra até Saint Jean Pied de Port

Três palavras pra descrever esses primeiros dois dias: Puta "quêl" pariu!

Chegar a Saint Jean Pied de Port foi, sem dúvida, uma via sacra.

O voô de BH a Barcelona estava marcado para as 17:00 de sábado mas atrasou meia hora e quando já estávamos na pista deu um problema no sistema de ar condicionado do avião (pelo menos foi isso que eu entendi o piloto portuga falar). Bom... Resultado: mais 2 horas de atraso no voô. E com isso perdi minha conexão em Lisboa. Isso era apenas um aperitivo do que ainda viria pela frente.

Chegando em Lisboa só conseguiram me colocar em um voo para Barcelona 12:50. E com isso só consegui chegar lá às 16:00. 6 horas de atraso no final das contas.

Chegando em Barcelona corri para a esteira de bagagem rezando pra que a Poderosa tivesse chegado sã e salva. Estava morrendo de medo de que com a confusão de troca do voô ela pudesse não chegar. Mas graças a Deus lá estava ela.

Coloquei ela nas costas, peguei o trem do aeroporto até a estação de Sants. Chegando lá a primeira providência foi descobrir se poderia ir de trem até Irun ou não. E descobri que não. Meus planos eram ir a Irun de trem saindo na segunda de manhã cedinho. Mas me disseram que não podia levar a bike no trem. Então o jeito foi comprar uma passagem de busão mesmo. Só que de busão tive que ir no domingo ao invés de ir na segunda. Se fosse na segunda não ia dar tempo de cumprir o cronograma. Fui pra casa da Mayra, que era pertinho da estação de Sants, com a Poderosa nas costas. Eu estava crente que ia poder dormir e descansar lá no domingo mas só deu tempo mesmo de tomar um banho, reorganizar a bagagem que iria comigo pro Caminho, ver o jogo da Alemanha e comer um macarrão que a Mayra fez pra mim. E não é que o macarrão dela ficou bom de verdade!

23:30 e lá vou eu de bus para Irun. Chegando em Irun tomei um táxi atá a estação de trens de Hendaye (já na França) e lá peguei um trem até Bayonne. Em Bayonne mais um bus! Puta Merda! Dessa vez até Saint Jean Pied de Port. Pronto! Consegui chegar! Morto, mas consegui.

Logo na chegada a Saint Jean encontrei um Suíço e pedi ajuda para encontrar o albergue. Ele, muito gente boa e com um guia bacanudo na mão, foi me orientando. Ele não ia para o albergue mas ia passar no centro de informações, e fui junto!

No caminho encontramos um francês muito figura. Comecei a conversar com ele (não me perguntem como) e ele disse que ia para o albergue e, o mais importante, sabia onde era. Agradeci o Suíço e colei no francês. E quando disse que era brasileiro ele fez uma festa danada: "Minha esposa é brasileira!" Resultado: o doidão ligou pra mulher dele e a colocou para falar comigo no telefone! Hahahahaha. Foi engraçado demais. Pierre era o nome dele! E a esposa não me lembro bem mas sei que era de Macapá! Olha só.

Bom... Depois disso consegui achar o albergue com a ajuda do Pierre. Tinham 2 albergues, um do lado do outro. Mas quando reconheci um sobre o qual já tinha ouvido falar, fui correndo pra ver se tinha vaga. Estava tão cansado e louco pra tomar um banho e dormir que nem agradeci direito ao Pierre. Mas de todo jeito: "Valeu, Pierre!"

O albergue só tinha mais uma vaga! Que sorte! Fiquei por lá mesmo sem pensar 2 vezes. Desembalei a poderosa, montei ela toda e só depois disso fui tomar um banho. Banho e cama! Capotei na cama e pus o relógio pra despertar as 19:30 para o jantar. O jantar foi muito legal. Todo mundo se reuniu nas mesas e tomamos uma sopa deliciosa de legumes, bebemos vinho e cada um falou um pouco sobre de onde era e tal. Muitos franceses e holandeses lá. O povo arrumou uma falação em francês que eu não entendia quase nada. Mas foi legal mesmo assim.

Saint Jean Pied de Port é uma cidadezinha muito charmosa. Pena que o tempo ruim e o cansaço não me deixaram explorá-la como eu queria.


Os hospitaleiros foram muito atenciosos e fui muito bem tratado. Depois do jantar fui dormir rezando para que a chuva parasse. Choveu a noite toda!

Amanhã é um novo dia e não posso mentir: um frio e tanto na barriga! Vamos ver o que me espera!

4 comentários:

Mayra Fonseca disse...

Bom caminho, meu querido.

Unknown disse...

Faaaaaaaaaaala, brother! As fotos ficaram bacanas d+! Já é a câmera nova? Tâmo daqui torcendo pro tempo melhorar aí, pra ti. Enjoy, man... tudo de bom!

lelê disse...

fêfo! a cidadezinha é mesmo linda!!!
aproveite bastante, continue mandando fotos e atualizando o blog!!!
mas como alguém disse em um comentário anterior... SÓ 2 CUECAS??? hahaha
amo-te, amigo!!!

Anônimo disse...

A cidade é bem charmosa mesmo, Lê. Mas o tempo não ajudou muito. Não deu pra explorá-la muito.
Fala, George. É a câmera nova! Tô curtindo ela, viu. Aos poucos vou pegando o jeito. O tempo tá uma merda!
Mas vamos lá!