terça-feira, 22 de junho de 2010

Dia 08: 22/06/10. Frómista - Sahagun. 61,5 kms.

Mais uma etapa cumprida com sucesso. Graças a Deus.
Dia de muito sol e céu azul. Ontem à noite vi o jogo da Espanha num bar enquanto comia meu "menu del dia". Os espanhóis iam à loucura a cada oportunidade desperdiçada pela Fúria. Mas jogaram bem e ganharam. Mantenho minhas apostas em Brasil e Espanha na final. A não ser que nossos hermanos se intrometam nessa história. E por falar em hermanos... Conheci um hermano figuraça hoje. Abel, Abelito. Está indo a pé. Fala pelos cotovelos. Na verdade nem entendo boa parte do que ele diz. Mas mesmo assim viemos nos encontrando e desencontrando pelo caminho.

Mas antes de esbarrar com o Abel eu encontrei um casal de brasileiros. Ia eu por uma reta interminável, debaixo de um sol de rachar mamona, cruzando por vários peregrinos, sempre a desejar: Buen Camino!, quando ao passar por eles e, ao verem a bandeirinha do Brasil na Poderosa, ouvi o grito: Brasil! Opa! Esse "Brasil" foi diferente! Sem sotaque! Quer dizer... Sem sotaque gringo. Mas com aquele sotaque inconfundível da boa terra. Eram Jorge e Luzia, de Salvador. Jorge ia mais à frente e Luzia tentava acompanhá-lo, um pouco mais atrás. Fui conversando com o Jorge e trocando perrengues com ele. Rimos bastante e, quando ele percebeu, a Luzia, coitada, tinha ficado bem pra trás. Ele se despediu, desejou sorte e ficou para esperá-la. Eu continuei. Mas sabia que a gente ainda ia se topar mais pra frente. Eu ia sem pressa e parando muito. Sempre que via uma sombrinha mais aconchegante dava uma paradinha, me deitava e ficava a ouvir as folhas das árvores balançando com o vento refrescante que soprava. Quando algum peregrino passava por mim era gostoso também ouvir o som dos passos, sobre as pequenas pedras, ir se distanciando. Esse é o ritmo do Caminho.

Algum tempo depois, numa dessas paradinhas, os baianos me ultrpassaram. Pouco tempo depois retomei a pedalada e passei pela Luzia. Ela tinha parado e parecia estar com cãimbras. Mas ao perguntar se eram cãimbras ela me disse que eram bolhas mesmo, as famosas "ampollas" por aqui. Não pensei 2 vezes. Parei a Poderosa, tirei a bagagem e dei a ela uns Compeeds que tinha comigo. Esse negócio é sensacional. Descobri da outra vez que estive na Espanha. É uma espécie de adesivo de silicone que a gente gruda no pé pra proteger do atrito. É ótimo. Colei um em cada calcanhar dela e ela me agradeceu muito.

Nos despedimos denovo. Mas dessa vez com uma quase certeza de que não nos veríamos mais. Boa sorte a eles.

Agora, em Sahagun, topei denovo com o Abel. Estamos no mesmo albergue. Dei mais um banho na Poderosa, que está sendo valente demais, lubrifiquei, lavei umas camisas e um par de meias, pra só depois tomar um banho e procurar um lugar pra jantar. Não dá tempo pra fazer muita coisa, mas faço questão de postar sempre alguma coisinha aqui. E aproveito pra agradecer muito a força de todos. Às vezes é muito duro, mas cada post de vocês aí me renova o ânimo. Já passei dos 400 km hoje e isso é quase metade do Caminho. Raça! Vou chegar. E chegar bem! Valeu, gente!















9 comentários:

lelê disse...

sempre cavalheiro, que bonito!!! vou dar os parabéns pra d. lucila!!! =)
continue com fé!!
bisous!

Unknown disse...

Godero, que emoção!!!!Parabéns!! Será uma experiência única!Dará um livro incrível!! Pense nisso. Bjo Simone Santago( tia Guiga)

Lulys disse...

Peteleeeeco! Que orgulho!! Aindei sumida, mas ja tirei todo o atraso. Fiquei mto brava qd a Valen me contou da tendinite! Respeite seu corpo! Vai com calma, ta com pressa pq? Não sei se gosto mais dos textos ou das fotos!!! Ta tudo muito lindo, me admira vc ainda arrumar energia pra escrever! To adorando e sempre junto! Beijos, saudade!

C.L disse...

Agora só faltam 465 km....

Raça! Vai chegar bem sim :)

Mayra Fonseca disse...

Fico só imaginando nossas fotos na Turquia!

Unknown disse...

Ei Godero!Nossa sinhoura aparecida menino... tá pagando promessa?legal demais sua viagem, muita coragem da sua parte enfrentar ese rojão! imagino que está honrando a família que tanto gosta de você: os Santiago!!Agradeço do lado de cá e torço pra que vc presencie maravilhas e viva momentos inesquecíveis... um grande abraço.
Livia "Santiago".

Anônimo disse...

Hahahaha. Pode dar entao, Le. Bj.

Ei, Simone! Livro? Será? Tipo o do Paul Rabbit? Hahahaha. Bj!

Ei, Lulys! Obrigado! Te confesso que tem dia que é difícil até raciocinar pra escrever. O cansaço vai se acumulando e a gente vai ficando meio retardado. Mas tô tentando manter o ritmo. Bj! Saudade tb!

Já passei da metade, Carol! Agora é morro abaixo (nao literalmente, rs...)! Bj!

May, May! Tô pegando o jeito das fotos! Rs.

Ei, Livinha! É uma honra ter os Santiago por aqui! O caminho dos Santiago eu cruzei há algum tempo atrás quando conheci vcs! Uma honra! Gosto muito de todos aí. Vcs sabem. Obrigado pela força! Bj!

Brevito disse...

Fala amigo Peregrino! Conheço essa placa chegando em CARRION! Que máximo! Parece que estou fazendo o Caminho de novo. Parabéns e força! ULTREYA! Ass: Ricardo

Anônimo disse...

Vale!
Tomara que não esteja tão cansado quanto eu então! Hahahaha.
Abraço! Valeu a força! Ultreya!