domingo, 16 de maio de 2010

Preparativos

Foram meses de preparação, quase um ano. Depois de decicido que iria em junho de 2010 comecei a pesquisar sobre uma série de coisas. Quem diria que dá tanto trabalho assim planejar uma viagem?

Viajar 865 km em cima de uma bicicleta? Isso tem nome! É cicloturismo! Conheci o cicloturismo e descobri que muita gente pratica esse esporte-turismo. Uma maneira muito legal de viajar, pra quem gosta de pedalar, é claro. Mas o que eu preciso pra "ser" um cicloturista? Bom... De cara já percebi que não daria pra levar a bagagem numa mochila. Por mais que se queira levar o mínimo, existem alguns itens que são indispensáveis (como saco de dormir, equipamentos para a manutenção da bike, etc). Fui apresentado aos alforges e percebi que eles seriam equipamento obrigatório. Os alforjes são uma espécie de "mochilas" especiais que são instaladas na bike. É dentro deles que vai toda a bagagem. Mas espera aí... Como é que eu vou levar minha bike daqui do Brasil para a Espanha?! Mala-bike! É uma mala especial para transportar bicicletas. A bike vai dentro dela com as rodas desmontadas. Não tem escapatória, vou precisar de um mala-bike também! E assim fui, aos poucos, descobrindo o que iria precisar no Caminho e o que seria supérfluo, o que iria apenas servir de peso pra complicar mais ainda as árduas subidas que viriam pela frente. Tenho que agradecer muito a alguns peregrinos que, com muita boa vontade e paciência ("Esse é o espírito do Caminho", eles diziam) me ajudaram com dicas preciosas. Obrigado Dorival, Aurélio, Ricardo, Rogério, Manoel, Paulo Sérgio. As dicas de vocês foram muito importantes para o planejamento dessa viagem.

Com tudo que iria precisar em mente, era hora de começar a providenciar o que precisaria comprar e... TREINAR! Fazia tempo que não pedalava com regularidade e sabia que sem treinar bastante teria muita dificuldade. Comprei os alforjes, enchi 4 garrafas pet de 2 litros e coloquei dentro deles pra servir de peso, e comecei a pedalar, pedalar, pedalar... De lá pra cá foram mais de 2.400 km de treinamento. Ao mesmo tempo, pesquisava na internet que rota iria fazer, em quantos dias, onde iria pernoitar... Decidi que iria percorrer o Caminho Francês, a rota mais tradicional do Caminho de Santiago. Sairia de Saint Jean Pied de Port (França) e iria até Finisterre, uma cidadezinha no extremo oeste do continente europeu. "O fim da terra!" Fiz um planejamento de 17 dias, sem pressa. Uma média de 50 km por dia.

E compra equipamento pra bike, isolante térmico (funciona como um colchonete para por embaixo do saco de dormir, para quando não houver cama disponível), protetor solar, kit de primeiros socorros... É muita coisinha!

Opa! Não dá pra esquecer a Credencial del Peregrino (que permite ao peregrino usar a rede de albergues públicos do Caminho). É ela também que dá direito a receber a Compostela (um certificado dado aos peregrinos que completam o percurso).

Com todo o material providenciado, era preciso fazer um ensaio. E como disse o Ricardo, no seu blog: "Organizar a bagagem é um exercício de desapego!" Cada coisa que vai pra dentro dos alforjes é peso pra puxar na subida. Põe tudo no alforje, pesa, tira tudo... "Essa camisa fica", "pra que 4 cuecas?", "posso tirar uma meia". E assim foi até chegar aos 12 kg de bagagem (contando o mala-bike que sozinho pesa seus 3 kg!). Agora vamos à rua pedalar pra ver como a bike se comporta. Tudo certo! Sem problemas!

Li em algum lugar, durante minhas pesquisas, que o Caminho começa com a preparação. É verdade! Meu caminho já começou! Que Deus me ajude. E como dizem os peregrinos: "Ultreya!" (algo como: "Em frente!").

8 comentários:

Unknown disse...

Interessantissimo; se aceitar pelo menos um companheiro de treino enquanto estiver por aqui, conte comigo !

Grande Abraço.


Ricardo (informática)

Nádia Lebedev disse...

Não ia dar conta mesmo... Que inveja, rs!

Mateus Gomes Carvalhaes disse...

PEDALA,
Robinho!

Muito bacana a idéia da viagem e o blog. Participarei da sua viagem daqui de Montes Claros.

Parabéns pela iniciativa, maluca...rs

Meu sonho é ir pra Antártica, topa?

Anônimo disse...

Valeu, Mateus!
Uai... Dá idéia não! Rs...
Vamo embora! Abraço!

Valentina disse...

Leco, adorei!!!
Você tá no caminho certo! rs
Bjo

Anônimo disse...

Valeu, Valen!
Vai me acompanhando, hein!
Qualquer coisa eu grito! Rs...

lyn disse...

Bacana demais Lamalynha. Boa viagem e vê se faz muita foto e posta no blog.

Ps.: Coraaaaaaaaaaaaagem!

Anônimo disse...

Obrigado, Lyn!
Pode deixar que vou tirar muitas!
Bj!