sábado, 18 de junho de 2011

17/06/11 - 6º dia: Bom Jesus do Amparo - Caraça. 74,8 kms.

Arrumamos tudo e saímos rumo ao Santuário do Caraça. Primeiro dia de Simoni e Júlio com a gente. Logo de início fizemos mais um desvio de rota, não sei bem o porque desse desvio, se era pra fugir de asfalto ou encurtar caminho, porque fiz o estudo das rotas há alguns meses e não me lembro mais detalhes os detalhes dos trechos.

Mas o que eu sei é que esse desvio valeu bem a pena. Pegamos uma estradinha muito legal, com uma paisagem bem agradável, apesar da forte neblina que demorou a desaparecer.

La Poderosa já estava dando sinais de cansaço. O pedal direito, que há alguns meses já estava com uma folga, começou a fazer um barulhinho um tanto quanto desagradável. E à medida em que o tempo ia passando o barulho ia piorando, e eu já estava ficando louco! Passando por Cocais procurei por uma loja de bike mas não tinha. Então o jeito era aguentar esse raio desse barulho mais alguns quilômetros até Barão de Cocais. Pouco antes de Barão a Simoni resolveu comprar um terreninho, acho que alguém disse pra ela que aquela área estava muito valorizada. Rs... Foi numa subida e só vi a poeirinha levantando e ela estabacada lá no chão, coitada. Eu ainda estava um pouco atrás e não deu pra chegar a tempo de ajudar. Mas logo ela se levantou e a Chuchu, que estava na frente, voltou pra dar uma força. Parece que não foi nada sério mas a mão dela ficou um pouco dolorida. E parece que era o dia das alterações. Mais alguns metros adiante meu pneu furou. Um espinhozinho de nada. Troquei e seguimos, loucos pra achar a tal loja de bicicleta, ninguém aguentava mais o clec-clec da Poderosa.

Chegando em Barão encontramos o Alex, biker que acabou sendo nosso guia pela cidade. Nos levou até duas lojas de bike. Na segunda consegui comprar um pedal novo. Ajudei o rapaz da loja a trocar e aproveitamos pra tentar dar um jeito no descanso da Simoni. Mas nada feito. O descanso não servia na bike dela, mas na da Chuchu... Colocamos o descanso na bike da Chuchu e encaixou igual dedo no nariz! Alex ainda nos guiou até um restaurante pra enchermos o bucho. Valeu pela atenção, Alex!

Partimos de vez para o Caraça. E a gente mal sabia o que nos esperava. Sabíamos que seria uma bela de uma subida. Mas foi bem pior que isso! Que subidinha desgraçada. Foram 10 kms subindo, quase que sem parar, desde a entrada do Parque até o Santuário. O Júlio, que não conseguiu reservar hospedagem no Santuário junto com a gente, ficou logo na porta do Parque, numa pousada, e se safou dessa escalada. Começamos a subir, subir, subir... O "forevis" já tava que tava e a subida não acabava. À medida em que acumulávamos altitude, o frio apertava e a luz diminuía. Hora de começar a por as lanternas pra fora. A subida era tão desgraçada que até o GPS cansou, não lia mais altitude, não gerava mais gráfico de altimetria, nem acusava o grau de inclinação. Mas tenho pra mim que passou dos 20% fácil, em alguns trechos.

Chegamos lá em cima no início da noite. Fomos pra quarto correndo pra tomar banho e tentar pegar o jantar que parava de ser servido às 19:30. Foi a conta certinha. Depois disso ainda fizemos um plantãozinho pra tentar ver o tal do Lobo Guará, mas nada feito. Uma criançada barulhenta que tomava conta do lugar acabou espantando o Lobo. Mas nos disseram que ele já tinha passado por lá e já estava de barriga cheia. Tomamos um cházinho de erva cidreira pra esquentar e corremos pro quarto pra dormir. Estávamos mortos. Achei que íamos morrer de frio mas as 546 cobertas que encontramos no quarto conseguiram espantar o frio daquele buraco onde a gente tava (uma casinha antes da ponte).

Dados do GPS:









4 comentários:

Simoni disse...

Foi meu primeiro (e quase único dia...) de carona na cicloviagem. Acordar cedo não é problema pra mim, mas que neblina era aquela? Linda de morrer, encobrindo a estradinha bucólica, mas me obrigando a olhar por cima dos óculos (foi quase uma noturna, não enxergava nada!)
Os acertos de pedalagem com os novos integrantes do grupo foram sendo feitos à medida que acontecia algo. Chuchu e Fernando já estavam afinadíssimos e nos ajudavam.
Fernando e eu é que pagamos língua... ele reclamando na noite anterior da barulheira da bike da Chuchu e eu dizendo que a minha estava silenciosíssima, saidinha da revisão: o pedal dele fez um clec-clec sem fim e a minha roda rangeu o dia inteiro!!! :(
O que é mais bacana nessas viagens de bike é a receptividade das pessoas pelos lugares em que passamos! Sobretudo dos ciclistas, como o Alex, que só não subiu o Caraça conosco (faz essa proeza em 58min pra treinar...) porque estava recém chegado de viagem, mas deu o maior apoio logístico pra nós todos em BC (Barão de Cocais). Valeu mesmo, Alex!
Agora bem que uma mãozinha naquela subida não seria nada mal. Fui subindo na frente porque era asfalto (ufffa!) e Chuchu tinha comido muito, pra variar, rsrsrs, só que logo perdi os dois de vista. Subia, subia, subia e foi escurecendo e o trem não chegava! Farol resolveu não funcionar, nem com pilhas novas, e o jeito foi ir no escuro mesmo, porque esperar pelos dois seria morrer congelada! O engraçado é que fiquei esperando a tal mega subida final e não encontrei, as luzes do Caraça apareceram antes dela...
Mas com certeza a cena mais engraçada do dia não foi o meu tombinho na terra agarrada no pedal de encaixe. Foi a corridinha no frio e no escuro, minha e da Chuchu, pra pegar a janta, kkkkkk! As duas cheias de gorros, luvas, meias, eu com uma readlamp na testa, bufando pra subir a rampa final. Deu tempo, ainda bem!

Guilherme Gandra disse...

Já estão por nossas bandas aqui? Que fino! Essa tal subida do Caraça é realmente devastadora! Deve ser para pagar todos os pecados.

amigosdopedalBC disse...

Obrigado a vocês, que me trataram muito bem ,gosto é de pessoas , Boas,a vida se resume em amizade,irmandade, doação .

Precisar de mim e só ligar!

Tenho apoio aqui na cidade e quem quiser pedalar aqui em BC e só ligar!

contatos no blog ok

Alexsander Augusto( alex)

Blog Da ACBC.

http://amigosdopedalbc.blogspot.com/c

Maria Augusta disse...

Gente que delícia de passeio, Fernando é um grande amigo e uma ótima companhia para cicloviagem!!!

Simoni tá viva fia???? Que susto hein???? Ainda bem que vc estava de capacete!!!

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa essa viagem !! Uma pena que o Fernando posta apenas algumas das muitas fotos maravilhosas que ele tem tirado!! Chuchu larga de ser mão de vaca e publica todas !!!!!!!!!!!!!!!!!