domingo, 16 de maio de 2010

De onde saiu essa idéia?

É uma boa pergunta. Acho que nem eu mesmo sei direito. Não! Eu não li "O diário de um mago" e resolvi fazer o Caminho!

Já tinha ouvido falar sobre o Caminho, visto algumas coisas na tv sobre ele, e sempre achei muito interessante. Sempre dizia: "Um dia eu vou fazer esse Caminho! Um dia!"

Quando era menor, ia sempre pra fazenda e adorava andar de bicicleta pelas estradas de terra que existem por lá. A cada passeio tentava ir mais longe. Às vezes voltava quando já estava anoitecendo, porque não tinha calculado bem a volta. Rs...

Ano passado, trabalhando na Rede Minas (onde sou editor de imagens do programa Planeta Minas), editei um programa sobre o Caminho da Luz, um caminho de peregrinação, como é o Caminho de Santiago. Todo o interesse que já nutria pelo Caminho de Santiago ganhou ainda mais força vendo aquelas pessoas caminhando (alguns poucos pedalando) e contando as histórias dos lugares por onde já tinham passado.

Costumo dizer que trabalho pra viajar, sempre que posso invento uma viagem. Mas trabalhando e estudando nem sempre dá pra fazer uma viagem mais longa. É preciso conseguir conciliar as férias da Faculdade com as férias do trabalho. "Acho que vou conseguir conciliar em 2010!" Só que..."Pra onde eu vou nas minhas férias?" E olha que ainda faltava muito para as minhas férias chegarem! Um ano!

Porque não unir o agradável ao agradável então? Rs... É isso! Vou fazer o Caminho de Santiago de bicicleta! A opotunidade batia à minha porta. Comecei a pensar seriamente em fazer o Caminho, amadurecer a idéia, fazer algumas pesquisas. Será que minha bike (aquela com a qual eu pedalava lá na fazenda) aguenta o Caminho? Será que EU aguento?! De onde começa esse Caminho?! Quantos quilômetros?! O que vou precisar levar?!

As dúvidas eram muitas mas a idéia de fazer o Caminho, essa sim, começou a se transformar em uma certeza.

Vou! Levado mais pela aventura de percorrer os 865 km de Saint Jean Pied de Port (na França) até Finisterre (Espanha), no extremo oeste do continente europeu, do que por qualquer outra coisa. Mas sei que o Caminho vai ser muito mais que uma aventura.

Volto à pergunta do título: "De onde saiu essa idéia?" Bom... Não sei direito de onde saiu. Os caminhos da vida me levaram ao Caminho de Santiago, mas não sei bem pra onde o Caminho de Santiago vai me levar. Como dizem os peregrinos: "Deixe-se levar pelos caminhos do Caminho."

3 comentários:

Mayra Fonseca disse...

Lembra quando assistimos juntos o "Diários de Motocicleta"?
Essas idéias sempre existiram dentro de você.
Have a nice trip!
Te espero.

Anônimo disse...

Lembro!! Saí do cinema alucinado: "Vamos comprar uma moto!"
Hahahahaha.
Valeu, May! Tô chegando...

AFC disse...

Fernando,

engraçado que parece que sem muitos motivos necessários escolhemos fazer o caminho...
Nossa, ver essa foto do seu post me fez lembrar exatamente deste lugar. É um pouco antes de chegar a um povoado muito fantasma (como quase todos...rss), cara, aquela arvore ali no meio da subida, tá lá, igualzinha...uma sobra quase rara nesta parte do caminho...
Muito bom isso...
Que bom que fez o blog, que bom que com ele ajudou muitas pessoas, inclusive euzinha!!! Muitas e muitas viagens ainda virão...e tomara que possamos todos trabalhar menos e viajar mais...hehehe...